quarta-feira, 27 de março de 2013

Semear Para Colher

Semear para Colher
Aprendendo na escola da vida

A S. Escritura compara a vida presente a uma semeadura,cujo fruto será colhido na vida futura.
É São Paulo quem diz: " O que o homem semeia , ele o colherá "( GL 6,7 ).
Esta imagem é muito sugestiva . Com efeito ,
1 ) A semeadura é essencialmente relativa à colheita . Ora o ser humano , envolvido como está num turbilhão de coisas coloridas e sonoras , corre o perigo de ser por estas assoberbado , de modo a considerar a vida presente como a principal , ficando a vida futura muito vaga e insignificante ; seria algo de que se trataria quando os bens temporais tende a sobrepujar a criatura humana , levando-a , por vezes ,  a esquecer a reta escala de valores .
Ora a sabedoria , conforme a escritura , consiste em que vejamos o aquém em função do além .
O critério para julgar o aquém é o além .
É o que lembra a parábola do rico insensato : teve uma colheita de trigo tão farta que se preocupou unicamente com a maneira de a conservar ; construiu grandes celeiros , nos quais armazenou o que tinha ,
certo de que doravante lhe tocaria um futuro feliz , em quem faria festa , comendo e bebendo por longos anos ; eis ,porem , que , na noite seguinte à descoberta dessa " solução " , o Senhor Deus o arrebatou deste mundo , ficando toda a segurança temporal entregue ao léu ( Lc 12 , 16-21 ) .
Ser sábio , portanto , conforme a escritura , consiste em lidar ciosamente com as coisas do aquém , tendo sempre em vista a colheita que se fará no além .
O cristão não se pode desinteressar da construção do reino de Deus neste mundo , mas há de evitar que os bens temporais sobrepujem os definitivos na sua escala de valores .
2 ) São Paulo acentua a proporção que existe entre a semeadura e a colheita ; " Quem semeia com parcimônia , com parcimônia colherá , e quem semeia com largueza , com largueza também colherá " ( 2 Cor 9,6 ) . É certo que a semeadura pode ser árdua e sofrida ; todavia o cristão a realiza perseverante , reconfortando-se com a esperança de que cada lágrima corresponderá um sorriso ou um transbordamento de alegria na vida futura , com sugere o salmista " Os que semeiam com lágrimas , ceifarão em meio a canções , Vão andando e chorando ao levar a semente ; ao voltar , voltam cantando , trazendo seus feixes " ( Sl 126 , 5s ) .
3 ) Semear com largueza...Uma historieta indiana o ilustra : um mendigo viu , certa vez , a carruagem do rei aproximar-se ; sentiu grande alegria , pois imaginava , pois imaginava que chegaria o dia de sair de sua miséria . Aconteceu , porem , que o rei desceu da carruagem e lhe pediu um pouco de trigo . Decepcionado , o mendigo catou o menor grão que tinha , e o entregou . No fim do dia , ao fazer o balanço verificou que havia um grãozinho de ouro na sua sacola . Compreendeu então que fora mesquinho e deveria ter dado com largueza , pois assim é que ele sairia da miséria .

Nenhum comentário:

Postar um comentário