quinta-feira, 4 de abril de 2013

O mal existe ?

Este texto foi tirado de um dialogo atribuído ao famoso físico 
Albert Einstein , quando jovem universitário , com um professor ateu .
Um professor universitário desafiou seus alunos com esta pergunta .
-Deus criou tudo o que existe ?
Um aluno respondeu valentemente :
-Sim ele o fez .
-Deus criou tudo ? - Perguntou novamente o professor .
-Sim senhor , respondeu o jovem .
O professor respondeu ;
-Se Deus criou tudo , então Deus fez o mal , pois o mal existe , e , partindo do principio de que nossas obras são reflexo de nós mesmos , então Deus é mal !
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor , feliz , e se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito .
Outro estudante levantou a mão e disse ;
-Posso fazer uma pergunta , professor .
-Lógico .-Respondeu o professor ;
O jovem ficou de pé e perguntou ;
-Professor , existe o frio ?
-Que pergunta é essa ? Lógico que existe , ou por acaso vc nunca sentiu frio ?
O rapas respondeu
-De fato , senhor , o frio não existe .
Segundo as leis da Física , o que consideramos frio , na realidade é a ausência de calor . Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia , o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia .
O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor , todos os corpos ficam inertes , incapazes de reagir , mas o frio não existe . Nós criamos esta definição par descrever como nos sentimos se não tivermos calor .
E existe a escuridão ? -Continuou o estudante .
O professor respondeu ;
-Existe .
O estudante continuou ;
-Novamente comete um erro , senhor , a escuridão também não existe . A escuridão na realidade é ausência de luz .
A lus pode-se estudar , a escuridão não , até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas vária cores de que está composta , com suas diferentes longitudes de onda . A escuridão não . Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz . Como pode saber quão escuro está o espaço , não é assim ? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente .
Finalmente , o jovem perguntou ao professor ;
-Senhor o mal existe ?
O professor respondeu ;
-Claro que sim , lógico que existe , como disse desde o começo , vemos estupros , crimes e violência no mundo todo , essas coisas são do mal .
Ao que o estudante respondeu ;
-O mal não existe , senhor , pelo menos não existe por si mesmo . O mal é simplesmente a ausência de Deus , é o mesmo dos casos anteriores , mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus .
Deus não criou o mal . Não é como a fé ou como o amor , que existem como existem o calor e a luz . O mal é o resultado da humanidade não ter Deus em seus corações . É como acontece com frio quando não há calor , ou a escuridão quando não há luz .
Então o professor , depois de balançar a cabeça ficou calado .
O nome deste jovem era... Albert Einstein .
Comentando
Não se pode realmente dizer que o mal propriamente não existe . O mal não é um ser , mas é uma lacuna que existe e é a carência de um bem devido ; assim a cegueira é um mal porque é a carência de visão onde ela deveria existir . Tal lacuna é chamada " mal " . Muito apropriadamente o jovem cita as trevas e o frio como espécimens da lacuna que é o mal .
A razão incute o princípio : nada há que seja ontologicamente mau ; tudo que há, é bom , mas os portadores de lacunas , é que sofrem o mal .

O jovem estudante diz que as trevas são um mal  porque é carência desse bem limitado que é a luz ; o frio é um mal porque é a carência desse bem finito que chamamos " calor ". Depois disto , ele passa para a carência do Bem Infinito que é Deus . A carência de Deus é o mal supremo , segundo tal raciocínio .

Esta conclusão não quer dizer que quem está com Deus não sofre . Sofre sim , porque ainda peregrino é maltratado pelas contingências da caminhada . Sofre , carregando sua cruz com Cristo , tendo a certeza de que o sofrimento assim aceito é participação  da Paixão de Cristo , que se tornou canal de vida nova , ressuscitada ...

Se é real a presença de Albert Einstein no diálogo que transcrevemos , tem-se ai mais uma prova de que a alta inteligência do cientista se coaduna bem com a Filosofia e a Fé .

A vida é uma escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário