Dando uma olhada nas noticias , me deparei com uma que é realmente muito séria .
O artigo fala que o governo brasileiro irá construir mais uma mega hidrelétrica , que vai inundar 400 000 hectares de floresta .
O Brasil está caminhando por um caminho sem volta , devido a estes gigantescos empreendimentos .
Quem ganha com isso ?
Meia duzia de pessoas , no máximo !!!
Mas quem perde ???
Nós estamos fazendo obras faraônicas , para ter um padrão de vida melhor , mas a que preço ???
Estamos usando uma boa parte do território para lagos gigantescos , estamos fazendo a transposição do São Francisco , para que haja energia e irrigação .
Puxa , que ótimo , vamos viver melhor e bem , não é então ?
Não , não vamos viver melhor , podemos até sucumbir com estas obras , no caso do São Francisco , se não houver chuva suficiente, este dinheiro gasto na transposição , irá para o ralo , fora o impacto ambiental que irá ocorrer .
Se esta noticia realmente se confirmar , de mais uma mega hidrelétrica na floresta , o Brasil passará por grandes transformações , e não serão muito agradáveis .
Daqui a uns 50 ou 60 anos , o impacto será bem sentido pelas futuras gerações , que aqui abitarão , mas porque se alarmar , não estaremos mais aqui mesmo , mas nossos filhos estarão !!!
O acidente com o Aral , na União Soviética , não pode passar em branco , será que não serviu de lição a tragédia ambiental que ocorreu ???
O problema que na época os técnicos soviéticos , não a minima para os ambientalistas .
Eles desviaram o curso de dois rios que abasteciam o mar de Aral .
Este mar fornecia pesca para 60 mil pescadores , mas 15 anos depois do desvios destes rios o mar já se dividira em dois , 50 anos depois o mar se transformou em uma lagoa grande de água poluída e ultrassalgada .
Vc sabe o que aconteceu com tais técnicos ???
Ninguém viu , ninguém sabe , ninguém assinou nada , ou seja , um povo que era prospero , simplesmente foi dizimado por esses tais técnicos , que somem quando a coisa aperta o calo deles .
Aqui no Brasil , não vai ser diferente , tanto essas Hidrelétricas que estão engolindo a floresta e a transposição do rio São Francisco , vão ter impactos ambientais , mas como aconteceu na União Soviética , ninguém viu , ninguém sabe , não foram eles .
Porem as gerações futuras estarão padecendo por que meia duzia de gente resolveu brincar com a natureza , como brincaram com o Aral .
Onde o governo Soviético virou as costas à quela gente , que sofre pelo desaparecimento do mar , e pelo alto acumulo de sal .

Nenhum comentário:
Postar um comentário